quarta-feira, 16 de junho de 2010
Evolução das marcas.
Marca antiga de cara nova!
O Pão de Açúcar é uma dessas marcas bem trabalhadas. A rede tornou-se no dia 7 de setembro uma cinquentona com corpinho de balzaquiana. E, para comemorar, deu uma empetecada no visual. As montanhas do famoso cartão postal carioca que encantaram o patriarca da família Diniz quando chegou ao Brasil permanecem. O nome da rede também, mas passa a ser grafado em verde. O que muda são os contornos, mais arredondados. Muda também a arte, mais transparente e despojada. O resultado é uma logomarca arejada e jovem, marcada por um slogan que atinge as pessoas em cheio: “Lugar de gente feliz”.
É a quinta mudança da marca. Acontece mais ou menos o que dizia Don Fabrízio, d’O Leopardo, “Se queremos que tudo fique como está, é preciso mudar tudo”. Ou seja, muda a logomarca, mas o Pão continua de Açúcar e seu atendimento se mantém como referência para o mercado.
Algo semelhante aconteceu com a tradicional marca de refrigerante Pepsi. Ela também mudou de cara. Eu, particularmente, gostava do círculo atravessado ao meio por uma onda. Assemelhava-se ao símbolo do Yin-Yang, representante do princípio da dualidade na filosofia chinesa, mas vá lá. A empresa diz que mudou a logomarca para parecer mais com um sorriso e, assim, ficar próxima dos jovens. É a sétima vez que a companhia altera sua marca (acompanhe aqui a evolução).
Recentemente, foi a vez da varejista Walmart. Mudou sua logomarca, deu a ela novos ares e juventude, mas trazendo toda sua tradição nas peças publicitárias. Para tanto, a rede comunicou as alterações com imagens do fundador Sam Walton, um empreendedor cheio de frases de efeito, muita competência, e valores caros aos americanos.
Estes são três exemplos de empresas que construíram marcas confiáveis ao longo do tempo. Mesmo mudando de identidade visual várias vezes, continuam reconhecidas e valorizadas pelo consumidor. São velhas conhecidas, que procuram ficar mais jovens com o passar dos anos. Afinal, os anos não serviram somente para acumular experiência, mas ajudaram a desenvolver estratégias bem sucedidas de rejuvenescimento. Essas marcas mostram que para sobreviver num mercado agressivo é necessário mais do que vender bem o peixe. É necessário que o peixe seja reconhecido e respeitado por quem compra.
Cassandre !
A seguir, um exemplo de porque suas peças são consideradas boas e, portanto, sua obra é relevante.
A peça acima é bastante interessante por uma série de motivos. Uma das características mais evidentes é o contraste. Principalmente entre a figura do homem e o fundo amarelo, onde o autor utilizou nuances monocromáticas. Fez praticamente o mesmo com a imagem em primeiro plano – na sombra, utilizando cores escuras, com o preto predominando. A combinação estética é visualmente agradável – amarelo com preto e tons avermelhados. Um outro aspecto da peça são os traços bem delineados – retas e curvas. Além do jogo de iluminação - reforçado nas cores e que se adequa à temática da peça, dando-a coesão. A tipografia é simples, forte e discreta, adequada à imagem do homem sentado à mesa de um bar.
Produção Gráfica, analisando!
Essa segunda peça, também produzida por Armando Testa*, é a propaganda de um laxante infantil. É praticamente impossível ser mais direto que esse poster, que mostra a ousadia do designer para a época em que foi produzido (1975). As linhas suaves e a proporção entre as partes do corpos deixam claro que é uma criança. E a parte da anatomia "privilegiada" com o uso de cores é o "alvo" do remédio.
Designer essencialmente minimalista, Armando Testa, nascido em Turin, Itália, revolucionou o design italiano e mundial. Nascido em 1917, é considerado por muitos um pioneiro. Foi bem suscedido não apenas em design e arquitetura, como também em pintura, fotografia, entre outras atividades.Em sua carreira, teve entre seus clientes Martini & Rossi, Carpano, Pirelli, Borsalino. Armando Testa faleceu em 1992.
_ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _
Túnel do tempo !
Durante os anos 1950, em Londres, antigos elevadores foram removidos na estação de Notting Hill, e substituídos pelas modernas escadas rolantes. Em desuso, as passagens para os elevadores foram fechadas, mas durante reformas recentes, elas foram redescobertas, cheias de pôsters da época. (Segundo o site Divine Caroline) Bem conservadas, as imagens são relíquias valiosas. Confira algumas delas:
terça-feira, 15 de junho de 2010
HAPPY BLOG
As formas vão ter outro sentido. Umas, serão mais curvas, outras, mais retas...e poderá ver que a linha nada mais é que uma seqüência de pontos.
Desconstrutivismo a parte, este blog tem a despretensiosa missão de reunir nossas viagens no universo gráfico-digital dando apoio aos nossos encontros da Produção Gráfica. As melhores ideias do mundo do design gráfico, através de seu olhar, poderão ser compartilhadas com toda a turma. E está pronto para ser preenchido por outros mais que virão para acompanhar as descobertas que faremos juntos.
Aproveite, caro aluno. E happy blog!